Train to teach London 14-15 Mar.


Estive na passada sexta na feira Train to teach em Londres, um evento organizado pela TDA para divulgar a profissão de professor e atrair novos "recrutas" para garantir o funcionamento do sistema que vê milhares de professores a abandonar as escolas todos os anos. Em Janeiro começou uma campanha de divulgação, que conta com estes eventos presenciais em várias cidades do país. No Train to teach é possível contactar com professores, consultores de carreira, instituições que fazem formação de professores, incluindo faculdades que oferecem o PGCE e ainda assistir a alguns seminários que dão esclarecimentos sobre vários aspectos da carreira. Foi interessante ver pessoas com mais de 40 anos para além dos habituais jovens nos seminários.

Descobri pela minha passagem por lá mais duas vias de acesso à profissão:
  • O Registered Teacher Programme (RTP), que é uma forma de obter o estatuto de professor para quem tem pelo menos dois anos de um curso de ensino superior. Após obter um trabalho numa escola como professor(a) não qualificado(a), pode seguir-se um plano individual de formação na escola para obtenção de QTS, ao mesmo tempo que se conclui o curso superior. Com o QTS, é depois possível obter emprego como professor em qualquer escola. Este programa pode durar 2 anos no máximo e um no mínimo.
  • O Overseas Teacher Training Programme (OTTP) é uma forma de obter o estatuto de professor para pessoas que têm essa qualificação no estrangeiro. Após obter um trabalho numa escola como professor(a) não qualificado(a), é possível seguir um plano individual de formação e avaliação na escola para obtenção de QTS. Este programa pode demorar no máximo 1 ano e no mínimo 6 semanas
Coloquei este informação com maior detalhe na página Exportação de professores, no respectivo livro.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

The Demon Theory of Friction

A kilobyte rewritable atomic memory