11.06.2007

Uma escola no Reino Unido

Estive algum tempo no Reino Unido a semana passada e tive a oportunidade de visitar Beechwood School, próximo de Slough. No half term a escola estava vazia, mas deu para perceber um pouco do funcionamento da escola renovada. A anterior, em processo de demolição, estava mesmo ao lado, e vai transformar-se em breve num parque. Ainda estão a finalizar algumas das obras da escola, mas é sem dúvida uma mudança para melhor!
Aqui ficam alguns dos aspectos que achei mais interessantes:
  1. Kitchenettes em vários dos espaços
  2. Whiteboards, smartboards e computadores na maioria das salas (um posto de trabalho com cerca de 4 PCs)
  3. Muitos painéis com trabalhos dos alunos e alguns também colados nas paredes
  4. Uma sala, um professor
  5. Laboratórios com bancadas fixas, algumas delas hexagonais
  6. Cores alegres
  7. Posters de aspecto profissional com os valores e expectativas da escola face aos alunos, feitos com a participação dos próprios alunos
  8. Vários espaços de reunião para alunos com bancos redondos coloridos, associados a postos com 6 PCs (cada aluno tem o seu código de login)
  9. Cacifos para professores e alunos
  10. Todas as portas de sala de aula têm uma parte em vidro
  11. 5 laboratórios para cerca de 600 alunos da escola, com uma sala de preparação comum bastante grande (100m2) com espaço de trabalho para professores
  12. um grande espaço para sessões de briefing semanais de professores, testes de alunos de um mesmo ano e sessões gerais
  13. Piscina, health club e ginásio
  14. Sala de dança
  15. Sala para aulas de culinária
  16. Sala de apoio a alunos cuja língua mãe não é o inglês
  17. TVs em vários espaços, com circuito interno
Segue um slideshow de algumas das fotos que ilustram estes pontos (fotos de telemóvel, a minha máquina está com problemas):



Não vi grandes inovações nos espaços, especialmente os laboratórios, pareceu-me sob certos aspectos a aplicaçãoo de um projecto antigo a uma nova escola. O mobiliário também pareceu em alguns casos antiquado. Mas é um espaço confortável, com um corredor central em forma de crescente e muito vidro para as salas! E claro, com aquecimento central, porque por estas paragens o frio aperta.

1 comentário:

Lurdes disse...

Acho deveras interessante o relato de determinados aspectos estéticos e estruturais relativamente às escolas.

A realidade é que as escolas são as máquinas dos miúdos e como tal é preciso fornecer um bom "combustível", para todos se sentirem confortáveis e com energia para aprender.

Uma escola a visitar!

Bjs