O dia começou cedo, com o despertador para as 7. Um dia chuvoso, onde o pequeno almoço oferecido pelo Bok Center ajudou a manter a animação. A Teaching conference destina-se essencialmente aos teaching fellows (TFs), correspondentes aos assistentes em Portugal. Existe uma scene de formação de professores a nível universitário em Harvard, embora não formal, com workshops, sessões de consultoria, videoscopia, seminários e recursos de apoio (por exemplo o handbook para TFs), na qual a Teaching Conference no início do ano lectivo (as aulas começam segunda) se insere como ponto de partida, com as boas vindas a serem dadas pela presidente de Harvar, Drew Faust, e pelo director do Bok Center, Jim Wilkinson. A presidente emana calma e é uma excelente oradora e contadora de histórias, e respondeu a mais de meia hora de questões de TFs numa sessão inaugural da conferência numa das salas típicas para lecture. O background dela é essencialmente nas humanidades, ligado à história americana.
Ana Schliewman falou também um pouco connosco do seu projecto de introdução de álgebra no nível elementar (equivalente ao 3.º ao 5.º ano) e dos resultados espectaculares que obteve, com os miúdos a transformarem rapidamente problemas propostos em equações e a resolvê-las. Soubemos que é casada com David Carraher, do TERC, com quem temos contactado por e-mail para organizar uma visita a essa not for profit.
O trabalho dela antes de vir para os EUA, há 14 anos, era relacionado com a matemática de rua, onde miúdos que tinham abandonado a escola aprendiam na venda de artigos a matemática elementar.
Discutimos também a possibilidade de visitar uma escola, e estamos à espera de um e-mail com boas noticias de um dos alunos de doutoramento do departamento de educação da Tufts que é professor numa escola em Warlington. Houve ainda tempo para saber um pouco mais sobre o recrutamento de professores e da carência de professores de matemática e ciências nos EUA, em que Boston não é excepção. Existe um teste de conhecimentos pelo menos, e a exigência de um BA na especialidade com mestrado (4-5 anos de estudos portanto) e parece que NY está a procurar activamente professores na Europa e na Ásia. O departamento de educação de Massachusetts tem mais informação sobre este tema, há que investigar. 30000 desempregados no ramo em Portugal, e aqui e no Reino Unido tantas oportunidades. Parece que um ordenado anual em início de carreira por aqui é de cerca de $35000.
Depois desta visita, fomos comer um crepe e um chá e voltámos para o hotel. Ainda havia várias coisas para preparar e o diário para escrever.
Os vídeos e o áudio das entrevistas/conversas fica para segundas núpcias. Ainda faltam umas conversões e não vai ser tão rápido. Talvez amanhã, depois do Science Museum e do Computer Clubhouse!
Sem comentários:
Enviar um comentário