9.16.2007

USA Road Trip - day 5

Locais - Calculus Consortium (Harvard), Media Lab (MIT) e Center for Astrophysics (Harvard)

Este foi o primeiro dia em que nos tivemos de dividir. De um lado o Media Lab, do outro o Science Media Group do Centro de Astrofísica de Harvard. A Sandra foi ao segundo, eu e a Clara ao primeiro. Mas começámos a manhã juntos, com uma visita a Deborah Hughes-Hallet do Calculus Consortium. Na JFK School of Government, foi-nos relatada a história do Consórcio, constituído desde 1989 e que ainda hoje se reune. O objectivo de reformular o ensino do cálculo, financiado pela NSF (National Science Foundation) foi-se concretizando com contributos de várias áreas, desde professores a alunos, passando por empregadores e sistemas de outros países, com inúmeras entrevistas, análise de resultados e exames, que deram origem a novos currículos, materiais de apoio, livros, conferências.

No Media Lab, encontrámo-nos com Claudia Urrea, que trabalhou essencialmente num projecto na Costa Rica, base do seu doutoramento acabado há dias. Estava a arrumar as coisas do seu gabinete, uma vez que o seu trabalho já tinha acabado, mas ainda teve um tempo para nós. Contou-nos essencialmente do seu projecto numa comunidade de 40 famílias na Costa Rica, com a qual trabalhou dinamizando projectos de robótica e tecnologias no geral, integrados no currículo. De forma a uma melhor integração, desenvolveu 5 tópicos anuais (um por exemplo sendo a comunidade) no qual eram desenvolvidas actividades integradas num projecto (neste caso uma maquete da comunidade) que abordavam várias competências exigidas pelo currículo nacional (matemática, língua, meio físico e social, etc.). O seu orientador foi Seymour Papert, que também trabalhou com a escola da comunidade, e Claudia conversou bastante connosco, mostrando-nos alguns dos trabalhos dos miúdos, desde animações em Microworlds a dispositivos com sensores simples da PICO, ou textos, desenhos, maquetes, entre outros. Os impactos na comunidade foram positivos, com os pais a participarem, e os resultados dos miúdos nos exames de aferição foram excelentes, usando a abordagem por projectos de todo o currículo.

No final do dia, seguimos para Nova York! Não sei como mas fomos directos ao hotel, no centro de Harlem. Uma casa espectacular, séc. XIX, decorado num estilo "bebop". Amanhã é dia de explorar NYC.

Sem comentários: